A área da odontologia que define as restaurações (ou reconstruções), devolvendo a forma e funções dos dentes afetados por cárie ou trauma, é chamada de Dentística. As restaurações são atualmente realizadas por um material chamado de resina composta, que possui uma gama de cores para que se assemelhe o mais próximo da cor do dente em questão. Muitas das vezes, se realizada com perfeição, torna-se imperceptível.

Essas restaurações são resistentes, porém, assim como qualquer outro tratamento odontológico, deve ser avaliado pelo profissional e ser trocada depois de certo tempo. Restaurações em resina duram cerca de cinco anos. Durante uma vista periódica, o dentista pode avaliar essa necessidade.

COMO A RESTAURAÇÃO É FEITA?

Antes de iniciar a restauração, deve ser feito a remoção de todo tecido cariado. Usam-se brocas em um instrumento de rotação. Após toda a remoção, utiliza-se a resina para restaurar a anatomia e funcionalidade do dente. E por fim, dá-se um acabamento e polimento para remover as rugosidades e porosidades do material em questão.